Equilibrar os gostos de todos os moradores da casa não é fácil, por isso, saiba como equilibrar os diferentes estilos de decoração
Quem nunca teve problemas para decorar um ambiente levanta a mão? Dificilmente, em uma sala cheia de pessoas, alguém levantaria, principalmente, pelo fato de que as famílias possuem dificuldades para equilibrar os gostos e estilos de decoração. Pensando nisso, o blog Merini decidiu separar algumas dicas especiais.
Referências
Antes de mais nada, caso não tenha nenhuma ajuda profissional da área de decoração ou arquitetura, faça uma busca por referências. Veja quais são as principais características dos estilos que os moradores da casa gostam.
Estude os espaços
Entenda as necessidades de cada espaço e o que os moradores da casa querem dos locais. Veja quais são as expectativas com relação aos ambientes, isso ajudará na decisão dos móveis e dos estilos que serão misturados em cada local.
Aposte nas cores
Por mais que os estilos de decoração possam ser misturados, é fundamental escolher muito bem as cores, pois qualquer ambiente precisa conversar entre si e harmonizar com os demais itens. Ter uma paleta de cores mais restrita ajuda a unificar todo o lar.
Contrastes
O contraste pode ajudar a compor o mix de estilos de decoração e ele pode ser trabalhado de diversas formas: claro x escuro; fosco x brilhante; linhas retas e geométricas; novo x antigo.
Texturas
As texturas podem colaborar na decoração de forma inovadora e bonita. A composição pode ser feita de diversos materiais, como madeira, couro, tecidos, dentre outros. Mas vale seguir o mesmo conceito das cores.